Vista é o processo físico-químico de captação da luz e conversão em energia elétrica em nosso cérebro, comum a todas as pessoas. É conhecida como Acuidade Visual. Ter 100% de acuidade visual (20/20)
não é garantia de boa visão.
Visão é um conjunto de habilidades fisiológicas, perceptivas, cognitivas e emocionais que nos permitem identificar, interpretar e compreender o que vemos. Estas competências são desenvolvidas e adquiridas progressivamente desde o nascimento, complementando-se umas com as outras.
O que compreende a nossa visão:
Visão Periférica: A capacidade de registrar e interpretar o que está acontecendo ao seu redor enquanto realiza uma tarefa visual central específica.
Motilidade Ocular: A capacidade de seguir com precisão um objeto em movimento com os olhos e saber como direcionar perfeitamente nossos olhos para onde queremos rapidamente. É essencial para leitura e esportes.
Percepção de profundidade: A capacidade de determinar distâncias entre objetos e ver movimentos precisos no espaço tridimensional.
Binocularidade: É a capacidade que nos permite obter uma imagem única proveniente de cada olho.
Acuidade de visão de perto: A capacidade de ver claramente, inspecionar, identificar e compreender objetos a distâncias próximas, ao alcance do braço.
Acuidade de visão distante: A capacidade de ver claramente, inspecionar, identificar e compreender objetos à distância.
Mudança de foco: A capacidade de olhar rapidamente de longe para perto ou vice-versa, sem nebulosidade momentânea. (Quando olhamos do quadro negro para o livro ou vice-versa, ou dos controles do carro para a estrada)
Foco sustentado ao longo do tempo: A capacidade de manter o foco na visão de perto de maneira confortável e eficaz por um determinado tempo.
Atenção: A capacidade de continuar facilmente realizando uma tarefa ou atividade sem interferir nas funções de outra.
Memória Visual: A capacidade de formar imagens mentais, retê-las e armazená-las para uso futuro ou para síntese de novas imagens mentais.
