Problemas de aprendizado

É denominado aprendizagem o processo de aquisição de conhecimento, habilidades, valores e atitudes, possibilitado mediante o estudo, o ensino ou a experiência.

Em um processo de aprendizagem de nível superior, como é o caso da leitura, da escrita, das matemáticas ou do desenvolvimento da lógica, estão implicadas uma série de habilidades visuais e perceptivas que as crianças devem ter completamente desenvolvidas ao começar a etapa escolar (6 anos). Se algo interfere no desenvolvimento das habilidades visuais, o processo de aprendizagem sofrerá uma alteração. A criança criará estratégias para compensar o seu problema visual diante das demandas exigidas no colégio, até que o nível escolar seja tão elevado para ela, que as suas estratégias se tornem insuficientes e aparecerão os chamados “problemas de aprendizagem”.

Os pais, professores e médicos assumem que se uma criança pode ver perfeitamente de longe ela pode ler e escrever, mas as habilidades visuais necessárias para perto e para longe são totalmente diferentes e precisam ser avaliadas de maneira diferente.

A visão está diretamente relacionada com os problemas de aprendizagem. Por exemplo, se os olhos não se movimentam corretamente, aprender a ler pode ser quase impossível. Essas crianças vão saltar ou repetir palavras durante a leitura. Se os movimentos os olhos não são atos mecânicos (automáticos) e precisam de atenção, provavelmente a criança conseguirá ler, mas não compreenderá o conteúdo do texto. A criança não pode aprender corretamente se as palavras ficam embaçadas ou parecem duplas cada vez que olha para o texto. Por outro lado, existem problemas que incluem diferentes áreas da percepção visual. Por exemplo, se a discriminação visual não é ótima, a criança pode confundir caracteres semelhantes, se a percepção da figura-fundo não é correta, encontrar a ideia principal de um relato vai ser difícil e se a memória visual não for adequada, pode causar um aumento dos erros de ortografia ou problemas para soletrar as palavras.

Normalmente as crianças não podem reconhecer um problema para focar as letras, visão dupla ou de rastreio ocular sozinhas! Elas assumem que todo mundo vê da maneira que elas enxergam. É por esse motivo que se recomenda uma avaliação completa da visão antes de começar o ensino fundamental, para evitar futuros problemas de aprendizagem.

VER < > APRENDER

As dificuldades de aprendizagem relacionadas à visão representam déficits nos componentes de dois sistemas visuais: eficiência visual e processamento de informação visual.

Os problemas de eficiência visual incluem:

•⁠ ⁠Problemas de acuidade visual.

•⁠ ⁠estado refrativo.

•⁠ ⁠Disfunção nos sistemas de Alojamento e Vergência e na interação destes sistemas, bem como na Motilidade Ocular.

Os problemas de processamento de informações incluem funções cerebrais superiores:

•⁠ ⁠Aspectos não motores da percepção visual e cognição e sua integração com os sistemas motor, auditivo, de linguagem e de atenção.

•⁠ ⁠Redução ou déficits na orientação visual espacial, análise visual e habilidades de integração visual.

•As Dificuldades de Aprendizagem são um grupo heterogêneo de distúrbios que resultam em uma diminuição significativa no desempenho e na eficiência acadêmica.

•⁠ ⁠As dificuldades de aprendizagem na área da linguagem falada podem ser representadas como perdas, distúrbios ou discrepâncias nos aspectos auditivos ou falados (vocabulário/articulação).

•⁠ ⁠Dificuldades de linguagem escrita: problemas de leitura, escrita ou ortografia.

•⁠ ⁠Dificuldades em Matemática: realizar operações numéricas ou compreender conceitos básicos.

•⁠ ⁠Dificuldade de raciocínio: organizar e integrar o pensamento e obter respostas e ações eficazes.

•⁠ ⁠O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ou tipo desatento ocorre frequentemente em comorbidade com dificuldades de aprendizagem.

•⁠ ⁠Outras associações são problemas de Impulsividade, Frustração e Relacionamento Social.

•⁠ ⁠A visão é a principal fonte de informação sensorial, desempenhando um papel fundamental nos processos de Desenvolvimento e Aprendizagem do ser humano e deve ser avaliada na sua totalidade.

•⁠ ⁠Problemas visuais relacionados

a problemas de aprendizagem

•⁠ ⁠Esses problemas visuais afetam diretamente a maneira como aprendemos, lemos, escrevemos e a habilidade com que realizamos as tarefas.

•⁠ ⁠Um problema que afeta uma das habilidades visuais pode ter um impacto significativo na aprendizagem.

•⁠ ⁠Como a visão e a aprendizagem estão intimamente relacionadas, em muitos casos um problema de aprendizagem mascara um problema visual.

•⁠ ⁠Muitos adolescentes com problemas visuais podem ser diagnosticados erroneamente com Deficiências de Aprendizagem (Déficit de Atenção, Hiperatividade > THA ou Dislexia).

•⁠ ⁠Existem várias razões para esta associação. Por exemplo, crianças que têm problemas de aprendizagem relacionados com problemas visuais não conseguem manter o seu trabalho de visão ao perto na escola. Eles podem ser diagnosticados erroneamente com DAH ou incapazes de manter a atenção nos trabalhos escolares. São os mesmos comportamentos e diagnósticos diferentes.

•⁠ ⁠Tratamento de problemas de aprendizagem

•⁠ ⁠O tratamento de problemas de aprendizagem relacionados à visão é diferente da HAD e dos distúrbios de aprendizagem.

•⁠ ⁠É realizado através da utilização de óculos apropriados para trabalho de visão de perto e/ou tratamento de Terapia Visual para desenvolver adequadamente as Habilidades Visuais.

•⁠ ⁠Quando os pais percebem que seus filhos estão indo mal na escola, é hora de avaliar completamente o seu sistema visual com um EXAME DE DESENVOLVIMENTO DA VISÃO.

•⁠ ⁠Na sociedade atual, a maior parte da informação é adquirida através do sistema visual. Um defeito não corrigido no sistema visual pode alterar a entrada normal de informações e levar a dificuldades de aprendizagem.

•⁠ ⁠A detecção precoce de algumas destas anomalias é crucial para prevenir futuros distúrbios de aprendizagem.

Ler e Escrever

Todos nós temos que ver ou visualizar qual é o significado das palavras que lemos ou escrevemos. Às vezes, as pessoas com dificuldades de aprendizagem relacionadas à visão conseguem “VER AS PALAVRAS”, mas não conseguem “VER O QUE SIGNIFICAM”.

Se você tivesse esse problema, acharia agradável ler e escrever?

Ler e escrever são as duas tarefas mais importantes que as pessoas realizam na escola e em muitos empregos. Cada vez que lemos um texto de um livro, de uma folha de papel ou da tela de um computador, estamos realizando uma tarefa visual.

Como lemos?

Enquanto lemos, precisamos:

•⁠ ⁠Alinhe ambos os olhos no mesmo ponto, simultaneamente e com precisão.

•⁠ ⁠Foque ambos os olhos para fazer com que o material de leitura pareça claro e permaneça claro.

•⁠ ⁠mova os olhos continuamente (de maneira coordenada) ao longo da linha impressa.

•⁠ ⁠decodifique as palavras e visualize seu significado.

•⁠ ⁠Quando movemos nossos olhos para a próxima linha, iniciamos novamente o processo anterior.

Compreensão de leitura

Para compreender o material lido de forma consistente, pegamos a informação visual e depois decodificamos a palavra e a transformamos em uma imagem mental.

A visualização e a memória são usadas para relacionar informações com o que é conhecido e ajudar a dar sentido ao que está sendo lido.

Como escrevemos?

O processo de escrita funciona de forma inversa ao da leitura. Começamos criando uma imagem em nossas mentes e codificando-a em palavras.

Ao mesmo tempo que controlamos o movimento do lápis, temos que continuar trabalhando para manter o sentido do texto que escrevemos.

Do começo ao fim focamos nossos olhos e os movemos juntos enquanto realizamos o processo de leitura.

É justo dizer que tanto na leitura como na escrita estão envolvidos processos visuais muito complexos.

Qualquer problema em alguma ou em todas as Habilidades Visuais nos processos descritos acima apresentará dificuldades de alguma forma na leitura e/ou escrita.

Em algumas ocasiões, essa dificuldade visual que afeta a leitura e a escrita é muito difícil de detectar.

Um Optometrista Comportamental está preparado para avaliar todas as partes do processo visual e se necessário pode prescrever óculos e Terapia Visual para melhorar os testes de leitura e escrita.

Qual é a diferença entre vista e visão?

Vista é o processo físico-químico de captação da luz e conversão em energia elétrica em nosso cérebro, comum a todas as pessoas. É conhecida como Acuidade Visual. Ter 100% de acuidade visual (20/20)não é garantia de boa visão. Visão é um conjunto de  habilidades

Saiba mais