Avaliação da eficácia visual
O Exame Optométrico consiste na realização de uma série de testes padronizados que permitem ao optometrista avaliar as capacidades funcionais e perceptivo-visuais do paciente, a fim de saber como está utilizando sua visão e determinar se os valores obtidos correspondem aos necessidades visuais do mesmo em diferentes ambientes: acadêmico, de trabalho ou esportivo.
Concluído o exame, serão fornecidos auxílios e tratamentos que permitirão ao paciente prevenir o aparecimento de disfunções, compensar alterações ou desenvolver habilidades para melhorar o desempenho e a eficácia.
Esta é uma avaliação abrangente que determina: fisiologia ocular, a psicofísica da visão, e processos de percepção e sua relação com o desenvolvimento e a aprendizagem.
Eficácia visual (exame funcional)
Acuidade Visual
É a habilidade para identificar um objeto de determinado tamanho a certa distância. A acuidade visual é medida em visão de longe e em visão de perto e nos informa com que nitidez o paciente vê a televisão, o quadro-negro, o computador ou um livro.
Estado refrativo
Através dessa prova o Optometrista avalia se o olho tem algum defeito que impeça a focalização das imagens na retina produzindo visão embassada. O Optometrista Comportamental não busca somente a prescrição que proporcione uma imagem mais nítida, mas que proporcione a melhor eficácia de todo o sistema visual em conjunto.
Movimentos oculares
Esses movimentos requerem de uma grande precisão para que os olhos consigam seguir, sem dificuldade, um objeto em movimento e para que possamos mudar o olhar de maneira rápida e eficaz de um objeto para outro. Também são muito importantes para realizar o processo da leitura de maneira eficaz. Estão direitamente relacionados com a velocidade e a compreensão do que lemos.
Estado Acomodativo
Mede a habilidade para mudar o foco de visão de longe à visão de perto e vice-versa. Também mede a habilidade de manter a nitidez da imagem durante um longo período de tempo enquanto se realiza uma tarefa de perto. Se não podemos manter o foco, o rendimento visual de perto será baixo, produzindo uma grande quantidade de sintomas.
Integração Binocular
Mede a habilidade de trabalhar com os dois olhos ao mesmo tempo. Problemas na coordenação dos dois olhos podem provocar dores de cabeça, visão dupla, supressão de um olho e fatiga visual generalizada. Também pode resultar em estrabismo (desvio de um olho).
Saúde ocular
Avaliamos se o olho tem alguma patologia que impeça o seu funcionamento, seja na parte anterior ou posterior do olho. No caso de existir qualquer suspeita, o paciente será derivado ao Oftalmologista para realizar o tratamento necessário.
- Aos 6 meses de idade: nessa primeira avaliação avaliamos a integridade e o correto desenvolvimento das estruturas oculares.
- Aos 2-3 anos de idade: uma vez completada a primeira etapa do desenvolvimento motor; andar e saltar.
- Aos 6 anos, após o último nível do desenvolvimento motor: aquisição da lateralidade (base da aprendizagem, da leitura e da escrita).
- Revisões anuais, para prevenir dificuldades escolares e/ou laborais.
Agende agora mesmo sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp